sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O reencontro




Hora do almoço.

O sol tenta se reimpor lento,

esgarça nuvens pesadas de dias de chuva.

Caminho sem pegadas por ruas centrais

e busco refúgio do alvoroço.

Na cave, flano por livros

e peço café expresso sem creme.

Sinto vontade de dizer à minha mulher, agora distante,

que quero um filho, que já é hora.

E então eu ganho um beijo de Sophia de Mello.

E neste trivial encontro com o belo

redescubro que faz todo sentido a poesia.

Eu a deixara antes, entre pedras, desprezada.

E ela volta como vento.

Como as marés do mar, como primavera ano após ano.

E eu – eu que não me deixe mais!




ps.: leiam Sophia de Mello Breyner Andresen, poeta portuguesa, nascida no Porto, em 1919.

Um comentário:

G disse...

Oi Leandro,

gostei demais desse poema!
vou procurar a autora que você sugere.

bjos